sábado, 28 de abril de 2012

Tipos de charcos

Tipos de charcos


Para a escolha do local onde se iria construir o charco tivemos em consideração que:
Quando se decide criar um novo charco, nem sempre existe muita liberdade de escolha do local onde este pode ser construído. Mas, sempre que há possibilidade de escolha de um local, deve ter-se em conta os seguintes aspectos: Disponibilidade de água não poluída – Novos charcos devem ser construídos preferencialmente em locais onde exista naturalmente possibilidade de retenção de água limpa.
Os locais com maior potencial para a criação de charcos são aqueles com solo pouco permeável, onde naturalmente se acumula água da chuva e onde a escavação não requer muito esforço. Naquelas zonas onde a chuva é mais escassa, devem aproveitar-se as fontes e nascentes existentes para criar charcos.
Procure áreas húmidas, proximidade de nascentes, minas, poços, fundos de vale, ou pense na possibilidade de recolha de água dos telhados.
Quando o charco é abastecido por água de escorrência superficial é útil conhecer a origem da água e as possíveis fontes de contaminação (de forma a que se possa tentar a sua resolução) pois a boa qualidade de um charco está muito dependente da qualidade da água que recolhe. Embora a criação de charcos em locais de uso intensivo do solo (como agricultura ou pecuária intensivas e industrias) possa ser importante na purificação das águas contaminadas, antes que estas atinjam outros pontos de água, charcos eutrofizados não suportam tanta biodiversidade como charcos saudáveis e não permitem a concretização de todos os objectivos pedagógicos desta campanha.
Evite criar charcos abastecidos por linhas de água, uma vez que estas transportam sedimentos que preencherão o charco, reduzindo o seu tempo de vida.
Charcos abastecidos por lençóis freáticos frequentemente têm boa qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário