sábado, 28 de abril de 2012

Fase 0 - Objetivos do projeto e motivação



Objetivos

♦ O nosso projeto faz parte do projeto nacional “Charcos com Vida”do CIBIO-UP, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.
Tem como objetivo “aproximar as pessoas destes ambientes, colocá-las a observar a biodiversidade que existe e, por outro lado, contribuir para a sua conservação, tentando usar os charcos como laboratórios vivos das escolas e onde se possa realizar atividades educativas à volta destes habitats”.

♦ É um projeto no âmbito das Ciências Naturais e das Ciências da Natureza que se adequa ao programa curricular de 8º ano que engloba estudos na área de Ecologia e de 5º ano no âmbito da Biodiversidade. Permitirá a observação de um ecossistema em equilíbrio, com espécies a serem preservadas como sapos e rãs, tomando conhecimento dos seus hábitos de vida, fazendo medições de fatores ambientais como temperatura, pH
da água, humidade, conteúdos estes estudados em interdisciplinaridade com as
Ciências Físico Químicas que integra, complementarmente, o projeto.

♦ As populações de anfíbios têm diminuído acentuadamente nos últimos anos devido à expansão da área agrícola e urbana que destrói os seus habitats e as próprias espécies.
A preservação dos anfíbios tem uma grande importância nos ecossistemas porque estão na base da cadeia alimentar, embora também façam parte da dieta alimentar de outras espécies.

♦ Também tem como objetivo criar um espaço de lazer, onde os alunos possam ler, conversar e observar a Natureza e até pintar, dando asas à sua imaginação.
O espaço da escola que se escolheu precisa de ser dinamizado pois é um terreno baldio.


História / Motivação


♦ Lembram-se das duas rãzinhas que sobreviveram, mais de um ano, numa pequena estufa criada para seu habitat, junto aos laboratórios do Pavilhão F?

Uma foi encontrada num charco temporário, na escola por alunos do 5º E que este ano, 2011-2012, são alunos do 6º E e a outra num charco junto à estação de Meleças, pela senhora contínua D. Nazaré.
Estas rãs foram as nossas mascotes no passado ano letivo. Este ano ficam para a história como exemplo de perseverança, de luta pela sobrevivência numa constante adaptação às condições ambientais, mas também são símbolo de unidade na Natureza de que o Homem faz parte e que pode gerir, como único ser racional que é. Será, pois, pela união dos nossos esforços, de toda a comunidade escolar, que o charco ficará finalmente com vida.

A Fénix I e a Fénix II tornaram-se assim a precursoras de uma família de rãs que desejamos venham colonizar o nosso charco. O Charco da Amizade, pois vamos precisar de muitos amigos para preservá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário